Prazer, Present Perfect!



Já que a family de Chicago sumiu, estou tendo muito tempo para pensar sobre o post da Carol e o Present Perfect, e sobre a nossa aula via Skype. Então eu pensei, pensei, pensei, pensei, pensei e descobri que eu NÃO  sei explicar o Present Perfect. A maioria das pessoas que eu conheço tem problemas seríssimos com esse cara, mas eu não! Eu sei identificar, conjugar, aplicar em uma conversa do dia-a-dia mas eu NÃO SEI EXPLICAR O PRESENT PERFECT!

O Present Perfect é um tempo verbal que não tem um equivalente em português, ou seja: Fodeu!

Eu procurei na internet alguma coisa que pudesse ajudar, e vou tentar explicar do MEU jeito, se EU estiver errada, me corrijam (Certo, Tati Au Pair Professora???!! auheuae).

***

Uso

Expressar uma ação que aconteceu num passado recente, porém não determinado.

I have + verbo no particípio (eu tenho - feito algo)
I had + verbo no particípio (Eu tinha - feito algo)

I haven't + verbo no particípio (Eu não tenho - feito algo)
I hadn't + verbo no particípio (Eu não tinha - feito algo)

Have you + verbo no particípio (Você tem ___? - feito algo)
Had you + verbo no particípio (Você tinha ___? - feito algo)


Pense que é uma ESTRUTURA, que não se deve traduzir ao pé da letra, como um símbolo, tem seu significado e pronto, sem explicação lógica!


I've already (Eu já) + verbo no particípio
I've never    (Eu nunca) + verbo no particípio
I've just       (Eu acabei de) + verbo no particípio
I had already (Eu já tinha) + verbo no particípio
I had never    (Eu nunca tinha) + verbo no particípio
I had just       ( Eu tinha acabado de) + verbo no particípio

P.S.: No caso de He/She/It deve-se respeitar a regra de HAS ao invés de HAVE, mas a tradução é a mesma

Negativa
 
I haven't ever + verbo no particípio (Eu jamais)
I hadn't ever + verbo no particípio (Eu jamais tinha)

I haven't + verbo no particípio + YET (Eu não _________ ainda)
I hadn't  + verbo no particípio + YET (Eu não tinha______ ainda)

Interrogativa

Have  you ever + verbo no particípio ? ( Você alguma vez ? - na vida)
Have you already + verbo no particípio (Você já___?)
Have you + verbo no particípio + YET ( Você já__? - Na pergunta o YET tem a mesma função do already)
Have you just + verbo no particípio (Você acabou de___?)

P.S.: No caso de He/She/It deve-se respeitar a regra de HAS ao invés de HAVE, mas a tradução é a mesma


Fonte: http://www.brasilescola.com/ingles/present-perfect.htm
Adaptação : Carla, Professora de Inglês e Au Pair Desesperada.

P.S.: Praticamente refiz o texto, tá louco!!
P.S.2: Eu NÃO viajei ainda, então NÃO sei se na prática é realmente assim.
***

Deu pra ajudar?? Beijocas!

7 comentários:



Tatiana disse...

heuheueh fui mencionada, entao vamos la XD

pode ter tempo especifico sim, quando vc usa SINCE e FOR.
pra traduzir e ajudar vc pode falar..EU TENHO ESTADO, EU TENHO FEITO...aih fica...

I have been in the US since January.

ou seja é uma ação que comecou no passado e ainda não terminou. Porque se já tivesse terminado eu usaria o passado certo. I went to the US, or I was in the US.
mas aí vc nao consegue colocar o tempo, ai que entra o present perfect.

I have studied English since last year.

Você ainda estuda ingles. Eu desenho uma linha no tempo e falo...comecou no passado e vem até hj, por isso o present perfect.

got it???

essa [e uma das aplicacoes do present perfect XD

Tatiana disse...

nao ta errado, acho que [e uma forma melhor pra explicar : )


agora que u li, carla professora e au pair desesperada hauhuahauha

Thaizinha disse...

Carlaaaa..

Seu blog é demais de bom e sim ajudou muito muito muitoooo...

Menina cade as familiassss? rsrs

Tive contato com 2 ( 1 ainda em contato ) e 1 terceira somente notificação!!!

Vamos nos falando flor!

Bjsss

Júlia Britto disse...

Oi, Carla! =)
Vi seu blog por aqui e vou te seguir, ok?

Boa sorte com tudo e tomara que a família apareça de novo!

beijo!

Aline Castro disse...

Carla,

Foi muito bom a explicação, ja fiz ctrl+c, ctrl+v para o meu bloquinho de notas adorei

bjsss e obrigada

PS: Obrigada a Tatiii tbm

**jOsi** disse...

huashsuhsua!!
Adoreii!!
Mtu bom sempre dar uma revisada na matéria^^
hsuahushuahsu
Showw!!
Sempre que quiser fazer posts desse tipo, vou adorar!!
bjooo

Carol disse...

Carla, vc sabe explicar! Isso eu entendi direitinho. Mas e o "It has been raining"?
Eu tô num desespero total e terça entrou uma alemã sem vergonha na minha classe (au pair) e me deixou mais desanimada pq a infeliz tem o inglês perfeito e chegou aqui há 2 semanas. rs
Obrigada!

Beijos e saudade